sábado, 10 de novembro de 2018

Amor-Agarradinho (Antigonon leptopus)

Essa trepadeira nativa do México dá flores maravilhosas, alimenta insetos como abelhas e fica perfeita como cobertura de muros e telhados. Para poder obter todos os benefícios dessa planta, porém, é essencial saber como plantar amor agarradinho.
Nome Técnico: Hook. & Arn. Sin.: Antigonon cordatum M.Martens & Galeottti, Antigonum leptopus
Nomes Populares: Amor-agarradinho, cipó coral, cipó-de-mel, amor-entrelaçado, meiguice, entre outros.
Família: Angiospermae – Família Polygonaceae
Origem: Originária do México
Descrição
As cores de suas flores podem variar entre branca ou cor de rosa. Porém, isso não diminui em nada a beleza da paisagem que você vai criar. Isso, claro, depende dos cuidados que terá com o amor agarradinho.
Geralmente, é muito usada quando se quer fazer uma cerca viva, de preferência alta e volumosa. Ao seguir as melhores dicas de como plantar cerca viva para climas quentes, o resultado tende a ser maravilhoso.
Essa trepadeira tem um crescimento lento e constante, mas isso depende das suas atitudes no dia a dia. Como gosta de sol, uma dica é encontrar um local em que a planta amor agarradinho pegue muito sol.
O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, e essas adubações devem ser feitas regularmente. Isso contribui para que mais flores apareçam na trepadeira amor agarradinho. Linda trepadeira tipo liana de ramos flexíveis com gravinhas, que atrai abelhas e pássaros. Planta arbustiva tuberosa.
Possui com folhas verde-claro em forma de coração e flores pequenas completas, cor-de-rosa ou brancas, numerosas e muito duradouras, reunidas em grande inflorescências, muito apreciadas pelas abelhas.
Muitos produtores de mel a cultivam para alimento destes insetos. Floresce praticamente o ano todo.
Como Plantar e Cultivar
Escolha o local onde você vai plantar. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, as trepadeiras crescem de forma controlada. Essa planta, porém, pede um lugar amplo para ser plantada. Escolha um muro ou uma árvore para isso.
Plante no sentido onde pegue sol. A planta amor agarradinho se desenvolve melhor com luminosidade. Não se preocupe se no começo ela crescer aos poucos, pois isso é normal.
Molhe regularmente, especialmente no verão. Caso você queira propagar mais ainda a planta amor agarradinho, enterre em um buraco superficial um dos ramos flexíveis no solo, que vai criar raiz com facilidade.
Caso queira, apare a trepadeira de acordo com o seu gosto. Por mais que não cresça muito, tudo depende da paisagem que deseja formar. Isso quer dizer que pode ter o molde da trepadeira amor agarradinho da maneira que você quiser.
Não é preciso ter um vasto conhecimento de plantas para saber como cultivar essa trepadeira, mas é preciso ter cuidados para que ela cresça forte e linda, deixando a sua casa ainda mais viva e maravilhosa.
O segredo de uma paisagem linda está no dia a dia, por isso pense na disponibilidade que você terá para cuidar das suas plantas. As espécies e cuidados são diferentes, mas com um planejamento simples, sua casa pode parecer um sonho com as plantas certas.
Paisagismo e Uso Decorativo
Agora que você viu como plantar amor agarradinho, você poderá desfrutar do seu charme e transformar o visual da sua casa. Essa trepadeira, com sua forma e flores, dá o toque que você quiser. Se você gostou do tema desse post diga nos comentários. Além disso, nossa página no Facebook “Paraiso dos sonhos” foi feita para quem adora a natureza. Faça-nos uma visita e curta a nossa página.