domingo, 15 de abril de 2018

Flor Esqueleto Vermelho


Nome Científico: Ipomoea quamoclit

Sinonímia: Quamoclit pennata, Quamoclit quamoclit, Quamoclit vulgaris, Ipomoea cyamoclita
Nome Popular: Esqueleto, corriola, campainha, boa-tarde, campainha-vermelha, cardeal, cipó-esqueleto, corda-de-viola, flor-de-cardeal, primavera, primavera-grande, prímula
Família: Convolvulaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Central e América do Sul
Ciclo de Vida: Anual

A flor Esqueleto (também conhecida como corriola, campainha, boa-noite, campainha-vermelha, cardeal, cipó-esqueleto e prímula) é uma trepadeira delicada, que chama atenção pelas cores vivas de suas flores. Suas flores são pequenas, tubulares, com abertura em forma de estrela de cinco pontas e coloração sortida. A floração ocorre no verão e outono. O Esqueleto é indicado para estruturas leves, como treliças, grades, arcos e pode ter usos provisórios já que é anual. Seu porte é pequeno, e durante seu ciclo ela pode atingir até 6 metros de comprimento. É uma espécie muito rústica e fácil de cultivar.
A planta Esqueleto deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima subtropical, florescendo mais abundantemente. Não tolera geadas. Tolera a estiagem, desde que não seja muito prolongada.
Se não for semeada, as sementes caem e se proliferam naturalmente durante a época das chuvas. Esta pensava ter perdido a semente quando, para minha surpresa, a encontrei em meio as minhas plantações de inverno.

Em termos de cores, a mais popular é o vermelho, mas também existem em tons mais claros, do rosa até ao branco.
Sendo uma trepadeira, o ideal é utilizar em cercas ou muros, como também sobre as paredes da casa. Não precisa de grandes cuidados nem é preciso ser um profissional da jardinagem para conseguir criar esqueletos, pelo que se torna ótima para iniciantes da prática.
Contudo é preciso ter algum cuidado em relação ao crescimento da planta. Ela espalha-se e propaga-se com muita facilidade, pelo que se tiver muitas espécies de plantas no jardim, não será difícil ver esta planta a crescer nos canteiros das outras.